segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Você sabe carregar seu cão de grande porte?

Saiba a forma correta de carregar/levantar no colo seu grande amigo grande.

Donos de cães de grande porte esbarram sempre num problema que é a necessidade de carregar/levantar/mover seu amigo numa determinada situação, por exemplo, a mais comum, numa visita ao vet (naquela mesa de alumínio velha conhecida nossa!). Sendo grandes e pesados, esses cães requerem uma forma cuidadosa e especial de manejo.

Outra situação comum é o banho. Já percebi que não posso deixar a Clara ir ao banho na petshop sozinha. Invariavelmente, sempre levantavam minha Labrador segurando pela barriga (aiiiiiii! que vontade de soltar um punzão!!). E lá ia ela "pendurada" pela barriga tomar seu banho. Tenho sempre que estar presente para orientar os rapazes que felizmente já fazem tudo certinho.

Se você tiver um cão de grande porte e precisar levá-lo ao banho, por exemplo, fique atento a esse detalhe. Levantar um cão grande e pesado pela barriga é, além de extremamente desconfortável para o animal (imagine se você fosse suspenso por uma corda tendo todo o peso do seu corpo apoiado na sua barriga...), é muito perigoso, pois pode causar lesões sérias nos órgãos internos como a ruptura de alças intestinais (o mais comum).

Se sua cadela de grande porte estiver grávida, REDOBRE a sua atenção. Apoiá-la pela barriga, poderá causar danos perigosos e irreparáveis.

Tenha sempre muito cuidado ao manejar qualquer cão, de qualquer tamanho. Pugs, por exemplo, considerados de pequeno porte também NÃO devem ser apoiados pela barriga. E isso acontece com cães de raças e tamanhos variados, qualquer cão. Use sempre seu bom senso.

E lembre-se que quanto mais pesado for o cão, maior poderá ser o dano causado.
A Administradora

1

2

Ilustração 1: levantar o cão usando o abdomem como apoio. ERRADO!
Ilustração 2: levantar o cão usando o esqueleto como apoio. CERTO!

2 comentários:

Thais disse...

Aiiiiiiii... Qta coisa errada que eu faço!!!

Olguitxa disse...

E como carregá-lo no colo, caso ele esteja sentindo dor, qual a forma correta de pegá-lo?????