domingo, 20 de setembro de 2009

Pastor Mantiqueira

Conheça o Pastor Mantiqueira, uma raça de cão brasileira.


A serra da Mantiqueira é uma formação montanhosa que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. É nessa região brasileira que predominam pequenas e médias propriedades que têm como tradição uma economia com base na pecuária leiteira.

Nessas propriedades são utilizados como ferramentas de trabalho os cavalos do sul de Minas (Mangalarga Marchador, Campolina, etc.) e os cães que ajudam com o gado diariamente. Esses cães, ágeis, leves e corajosos, além de imporem respeito ao gado, chegam até a lugares em que os peões com seus cavalos não conseguem, devido ao relevo acidentado da serra. Esses cães tornaram-se durante séculos ferramentas indispensáveis no manejo do gado, formando um trio inseparável: peão, cavalo e cão. Esse é o chamado Pastor Mantiqueira.


Acredita-se que o Pastor Mantiqueira tenha em sua formação o sangue dos cães que chamávamos de "policial", e também outros cães pastores Alemães, Belgas, Malinois, Holandeses, etc. Na região da Mantiqueira, sofreram uma seleção baseada na necessidade dos peões que precisavam de um bom cão e por isso sempre procuraram dentro de seu conhecimento, acasalar os melhores animais e se orgulhavam deles, uma história muito semelhante a dos cães da região Britânica de “Borderland”, que fica na divisa entre Pais de Gales, Escócia e Inglaterra, da onde se origina os grandes cães pastores Border Collie.

As principais características do Pastor Mantiqueira são:
. pelagem sólida (sem manchas) e bem pigmentada, com comprimento de pelos variáveis indo do longo ao curto;
. tamanho médio;
. orelhas eretas;
. focinho fino;
. três tipos básicos de cores: o preto, o branco ou creme e o “azulejo” ( base amarela com pelos pretos).

Padrão de comportamento: rústicos, ativos e rápidos, bons instintos que os ligam fortemente ao rebanho, fiéis, corajosos e grandes amigos. Sua grande capacidade de trabalho fazem com que sejam uma ferramenta muito eficiente e praticamente indispensável para o vaqueiro da serra da Mantiqueira.

Devemos ficar atentos porém, ao fato de que está ocorrendo uma rápida mudança de atividade econômica na região. O gado está perdendo espaço para a agricultura e a indústria do turismo e todas essas alterações estão diminuindo drasticamente o número deste cão que é sem a menor sombra de duvida, um autentico patrimônio genético brasileiro.

Devido a essas mesmas mudanças, o Pastor Mantiqueira poderá estar fortemente ameaçado de extinção, por isso precisamos preservá-lo.
O Administrador

13 comentários:

Thais disse...

E eu que pensava que a única raça brasileira era o Fox Paulistinha!

Alice, Carol e Clara disse...

Olá Thais,
Como está?
Que bom que agora vc pode conhecer o Pastor Mantiqueira. Fomos recentemente a um encontro de criadores e donos desse pastor em Maria da Fé (MG), para conhecê-los. São muito simpáticos. E ainda ouvi uns comentários lá em casa que podem ser grandes pets. Será que ainda vai aparecer mais alguém??? AFFFFF....
Bjszzzzzzxx
Alice

thaynna disse...

oii eu sempre tive bader collie !
mas eu gostei muitoo de conhcer essa raça!! eles sao lindoss ..nao modemos deixa sumi essa raça do nosso brasil !

cacau disse...

ola!gostaria de comprar um cachorro da raça pastor da mantiqueira.aonde eu encontro para comprar filhotes?obrigado

Diomario disse...

Olá...
Gostaria de agradecer pela sua ajuda na divulgação deste patrimonio genético Brasileiro...

Diomario

juliana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

é ótimo saber que nós criadores dessa bela raça temos com quem contar nessa divulgação!!
preservar a rusticidade desses animais é o o melhor que temos a fazer e instruir os donos a melhorar ainda mais esses cães!!
bju valeu!!

Anônimo disse...

é ótimo saber que nós criadores dessa bela raça temos com quem contar nessa divulgação!!
preservar a rusticidade desses animais é o o melhor que temos a fazer e instruir os donos a melhorar ainda mais esses cães!!
bju valeu!!

juliana

Anônimo disse...

amigos tenho um comentario a fazer no quesito cores do pastor da mantiqueira , eu sou de Extrema sul de minas tenho varios pastores da montiqueira mas aqui alem das cores dita anteriormente temos tmbm cães Dourados , mantados , e zulegos (acinzentados)

Calasans disse...

no meu blog temos bastante coisa sobre a raça e estamos vendendo filhotes de Pastor da Mantiqueira. Na minha ultima postagem usei o seu texto.

registro disse...

Gostaria de saber a procedencia para registrar um pastor da mantiqueira, João Tiao Neto

Renata disse...

Tenho interesse em comprar um..sabem aonde encontro?

Anônimo disse...

Quero uma fêmea branca e um macho azulêgo.. São tesouros nacionais, não podemos deixar eles se extinguirem, são a jóia mais preciosa do Brasil rural, dos tempos coloniais deste país